TRILHAR NO BRASIL

Amigos da Região Metropolitana da Baixada Santista que se reúnem para percorrer trilhas, explorar novos caminhos, aprendendo, admirando e ajudando a proteger o ecossistema da Mata Atlântica da nossa região.

SUGESTÕES, CRÍTICAS OU COLABORAÇÕES, envie para o e-mail: jagjornalista@gmail.com

NÃO DEIXE O SEU LIXO NAS TRILHAS (recolha e deposite em local apropriado); NÃO JOGUE RESTOS DE FRUTAS, COM SEMENTES, PARA NÃO INTRODUZIR ESPÉCIMES EXÓTICAS AO ECOSSISTEMA VISITADO... APENAS GRAVE, FILME OU FOTOGRAFE A NATUREZA!
PROCURE NÃO BEBER ÁGUA DE RIACHOS OU BICAS D'ÁGUA SEM CLORAÇÃO OU FERVÊ-LA!

domingo, 22 de julho de 2012

EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA INDIVIDUAL

EQUIPAMENTO BÁSICO 
PARA QUEM QUER COMEÇAR 
NAS TRILHAS

Botas, 
Coturnos 
e tênis











1) precisam ter solado resistente para evitar escorregar;

2) ser confortáveis e se ajustar convenientemente aos seus pés (não pode ficar apertado ou ter folgas);

3)cuidado com tênis com ranhuras, mas solado frágil (do tipo plástico ou borracha não vulcanizada)http://www.ctb.com.pt/?page_id=2011     

4) ser produzido com material impermeável, melhor, pois ajuda a evitar a entrada d'água( ao passar por rios e córregos), molhando os pés e as meias, o que é altamente prejudicial ao trilheiro no trajeto e depois ao chegar em casa. Obs: nem sempre vamos percorrer uma trilha que seja atravessada por um curso d'água, ou riacho. Ao banhar-se numa cachoeira, por exemplo, deve-se tirar o calçado e a meia e expô-lo, se possível ao sol e ao vento.

5) Sempre! sempre usar pó do tipo "Barla" ou "Tênis Pé" antes de calçar e depois de vestir as meias, pois "combate" o suor nos pés que provocam micoses, cheiros etc. O pó anti-séptico evita que seus pés fiquem úmidos.

6) a bota ou tênis - preferencialmente - deve cobrir os tornozelos, pois essa formação óssea é frágil, e um arranhão ou pancada pode tirar o praticante da trilha, fazendo-o voltar, pois irá dificultar muito sua caminhada... Se isso ocorrer deve-se proceder aos 1ºs socorros e o trilheiro deverá voltar acompanhado de um colega e/ou Monitor. Caso ocorra durante a volta da trilha o acidentado poderá caminhar amparado numa vara de bambu ou outra madeira ou ainda num colega até o ponto inicial (boca da trilha).

7) Não basta uma boa bota, tênis etc. é preciso atenção ao caminhar: antes de seguir um trecho e ficar olhando para cima (não recomendado, olhar para cima só parado, nunca em movimento) visualize (divise)o trecho a ser percorrido para perceber se tem pedras, está molhado, é íngreme, mato fechado, subida e descida, raízes de árvores etc. (Segurança em Grupo). Não confie apenas - nem repita a forma como anda - no seu companheiro(a) à sua frente.


                        http://www.timberland.com.br/calcados

                        http://www.rotaperdida.com.br

                        http://www.decatlon.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE - CRITIQUE - ENVIE SUA SUGESTÃO OU COLABORAÇÃO.
ajude a melhorar o nosso BLOG