TRILHAR NO BRASIL

Amigos da Região Metropolitana da Baixada Santista que se reúnem para percorrer trilhas, explorar novos caminhos, aprendendo, admirando e ajudando a proteger o ecossistema da Mata Atlântica da nossa região.

SUGESTÕES, CRÍTICAS OU COLABORAÇÕES, envie para o e-mail: jagjornalista@gmail.com

NÃO DEIXE O SEU LIXO NAS TRILHAS (recolha e deposite em local apropriado); NÃO JOGUE RESTOS DE FRUTAS, COM SEMENTES, PARA NÃO INTRODUZIR ESPÉCIMES EXÓTICAS AO ECOSSISTEMA VISITADO... APENAS GRAVE, FILME OU FOTOGRAFE A NATUREZA!
PROCURE NÃO BEBER ÁGUA DE RIACHOS OU BICAS D'ÁGUA SEM CLORAÇÃO OU FERVÊ-LA!

sábado, 23 de agosto de 2014

QUEM "FAZ" TRILHA NO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR SEM AUTORIZAÇÃO PAGA MULTA DE R$ 10 MIL

Homens perdidos na Serra do Mar falam após resgate: “Assustou”
21/07/2014

O Corpo de Bombeiros resgatou na tarde desta quarta-feira (16), dois homens que se perderam na Serra do Mar, em Cubatão, na Baixada Santista, litoral de São Paulo. Eles vieram do ABC Paulista e ficaram cerca de 12 horas perdidos após terem se aventurado em uma trilha sem autorização e a presença de um guia. Eles foram resgatados sem ferimentos.
Após terem sido avisados que os dois homens estavam perdidos na região os bombeiros utilizaram o Helicóptero Águia da Polícia Militar para localizar os homens. “Nós os localizamos em um ponto perto de uma cachoeira e o sobrevoo consistiu em uma avaliação do local para definir qual a técnica que o Águia iria utilizar para retirar os homens de lá. Pelas condições do local onde eles se encontravam, só foi possível retirá-los por meio do cesto”, explica o Capitão da Polícia Militar Adriani de Souza.
serramar5.fw
O resgate teve que ser feito em duas viagens para garantir que os dois rapazes fossem retirados em segurança. “Nos assustamos após ver o caminho que teríamos que fazer, era muito desnível, a gente não tinha apoio nenhum em mata. Nessa hora a gente preferiu não se arriscar. Poderíamos ter encontrado um caminho, mas preferimos ligar para não correr riscos e chegar em segurança”, diz o garçom Tiago Gonçalves de Souza.
Os dois turistas não possuíam autorização para fazer a trilha, o que é obrigatório segundo os bombeiros. Além disso, eles podem ser obrigados a pagar multa que pode chegar a até R$10 mil. “’Aqui é uma área de Parque Estadual então é necessária uma autorização do gestor do parque para realizar essa trilha então teoricamente eles não tem essa autorização. Já ocorreram acidentes graves e até fatais. É um local com muitas cachoeiras, muitas quedas então o principal risco é cair de um nível ao outro, onde podem ocorrer ferimentos graves”, conclui o Capitão do Corpo de Bombeiros Renato Abreu do Carmo.
fonte: http://www.pilotopolicial.com.br/homens-perdidos-na-serra-mar-falam-apos-resgate-assustou

TRILHAS NO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR

Meio Ambiente17/09/2013

Cubatão oferece passeios gratuitos por trilhas no Parque da Serra do Mar

Semana da Mata Atlântica integra os municípios da região metropolitana 
 
Quem deseja escapar da selva urbana por algumas horas, deixando para trás os constantes congestionamentos, pode explorar trilhas ao longo de rios e ser recompensado por um banho refrescante em piscinas naturais. Não é preciso preparo físico ou encarar uma aventura de risco. Basta entrar em contato com o Núcleo Itutinga Pilões do Parque Estadual da Serra Mar para agendar uma visita monitorada, sem qualquer custo. Há percursos específicos para cada nível de esforço físico.

A informação foi divulgada pelo gestor do núcleo, Luis Fernando da Cunha, durante a abertura da 1ª Semana da Mata Atlântica da Região Metropolitana da Baixada Santista, na tarde desta terça-feira (17). Até o próximo dia 22, sempre das 9 às 17 horas, no Novo Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº), o público poderá conferir ações de conservação e sustentabilidade desenvolvidas pelas prefeituras da região, empresas e instituições. A programação inclui exposições, palestras, minicursos, oficinas e dinâmicas.

"Este evento ajuda a promover a integração entre os municípios", comentou Cunha. "Aqui o público pode conferir as práticas sustentáveis que cada cidade ou empresa está realizando". O evento, itinerante, a cada ano será realizando em uma das nove cidades da região metropolitana. "Dessa forma, dentro de 9 anos estará de volta a Cubatão". Ele informou ainda que os passeios monitorados ocorrem de terça a sexta-feira, das 8 às 17 horas e aos sábados as 8 às 12 horas. Outras informações pelos telefones 3377-9154 e 3361-8250.

Turismo - A secretaria de Meio Ambiente de Cubatão, Ana Maria Rodrigues de Oliveira, destacou que 60% da área da cidade faz parte de núcleos de conservação ambiental. "Temos uma muralha verde abraçando a cidade, além de rios e cachoeiras. Por isso, queremos que Cubatão seja reconhecida como estância turística. Somos um exemplo de preservação".

Ana Maria informou que dentro de seis meses Cubatão deve contar com um plano municipal de preservação da Mata Atlântica. "Um grupo de trabalho está empenhado na elaboração. Cada município da região deverá contar com seu plano, de forma a assegurar a preservação da mata".

Também compareceram à solenidade, representando a Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e o Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), Francisco Gomes da Costa Neto; e pelo Santos e Região Convention and Visitors Bureau, Alexandre Nunes Afonso.

Evento - A iniciativa é resultado da parceria da Fundação Florestal, por meio do Núcleo Itutinga-Pilões do Parque Estadual Serra do Mar, com o Condesb, Agem, Prefeitura de Cubatão, Prefeitura de São Vicente e a Coordenadoria de Educação Ambiental de São Vicente (CEA).

O evento integra diversas instituições regionais, que divulgam suas ações e serviços em estandes montados no local. Além da Prefeitura de Cubatão, participam: a Fundação Florestal, por meio do Núcleo Itutinga-Pilões; Santos e Região Convention & Visitors Bureau; Cooperativa Caminhos do Sol - Praia Grande; Recyclo Ambiental - Serviço e Comércio de Produtos Recicláveis; Escola Politécnica Treinasse - Ensino Médio/Ensino Técnico; Secretaria da Defesa Civil de São Vicente; Condesb; Agem; Prefeitura de São Vicente; CBH-BS - Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista; Sasip - Associação dos Proprietários do Iporanga (Loteamento Iporanga); Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Praia Grande; Aquário Municipal de Santos; Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (Cepema-USP) - PJ MAIS (Programa de Jovens - Meio Ambiente e Integração Social);  CDHU; Instituto Biosantos; OSCIP  União pela Cidadania Ambiental (Única); Circuito Escola Técnica na Área da Saúde; Saint-Gobain Glass; e Sesc Bertioga.

Itutinga-Pilões - Criado em 1977, o Parque Estadual Serra do Mar é a maior Unidade de Conservação do Estado. Foi passagem dos portugueses desde o Descobrimento, sendo o principal acesso do Litoral ao Planalto, com a construção de rodovias e instalação do Polo Industrial de Cubatão.

O Núcleo Itutinga-Pilões, sede local do Parque, possui grande riqueza ecológica, com espécies endêmicas e importância histórica e cultural devido aos monumentos, ruínas e do uso da região desde a época da colonização, com trilhas interpretativas e históricas. O núcleo fica na Estrada Elias Zarzur, Km 8, s/nº,  Água Fria, em Cubatão.  
 
Fotos: Júlio César Chaves
Link para fotos
Texto: Melchior de Castro Junior - Mtb 15.702
Secretaria de Meio Ambiente