TRILHAR NO BRASIL

Amigos da Região Metropolitana da Baixada Santista que se reúnem para percorrer trilhas, explorar novos caminhos, aprendendo, admirando e ajudando a proteger o ecossistema da Mata Atlântica da nossa região.

SUGESTÕES, CRÍTICAS OU COLABORAÇÕES, envie para o e-mail: jagjornalista@gmail.com

NÃO DEIXE O SEU LIXO NAS TRILHAS (recolha e deposite em local apropriado); NÃO JOGUE RESTOS DE FRUTAS, COM SEMENTES, PARA NÃO INTRODUZIR ESPÉCIMES EXÓTICAS AO ECOSSISTEMA VISITADO... APENAS GRAVE, FILME OU FOTOGRAFE A NATUREZA!
PROCURE NÃO BEBER ÁGUA DE RIACHOS OU BICAS D'ÁGUA SEM CLORAÇÃO OU FERVÊ-LA!

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

CONTROLE AMBIENTAL EM FERNANDO DE NORONHA

Pela primeira vez na história uma praia em Fernando de Noronha é interditada por poluição

25/09/2013



 Praia do Cachorro foi fechada por conta do despejo de esgoto irregular que está sendo feito pela Companhia Pernambucana de Saneamento.

Turistas não terão acesso enquanto a praia do Cachorro estiver poluída.
Turistas não terão acesso enquanto a praia estiver poluída. 

Mapa Praia do Cachorro
Clique para ampliar
A Praia do Cachorro, em Fernando de Noronha, foi interditada pela Administração da Ilha no início da tarde desta terça (24). A interdição é temporária e vigora, inicialmente, até sexta-feira (27). A ação foi tomada por conta do esgoto que a Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa, está despejando irregularmente na praia. É a primeira vez na história que uma praia é interditada na ilha por poluição ambiental. A denúncia foi feita pelo blog Viver Noronha. O governo local fez uma reunião de emergência e enviou para a área técnicos das vigilâncias Ambiental, em Saúde e ainda do Coordenadoria de Meio Ambiente.

Situada logo abaixo da Fortaleza dos Remédios, esta praia possuía uma fonte com a cara de um cachorro, em bronze, vindo daí o seu nome.
Situada logo abaixo da Fortaleza dos Remédios, esta praia possuía uma fonte com a cara de um cachorro, em bronze, vindo daí o seu nome. Crédito: Ana Clara Marinho

Além de isolar a área, os turistas, os moradores e os comerciantes foram orientados a deixar a praia. “O primeiro passo é evitar que as pessoas tenham contato com a água do mar que pode estar contaminada. Nós temos a preocupação em zelar pela saúde da população e dos visitantes. A Compesa vai ser notificada e será multada pela Administração do Distrito”, informou Fernando Magalhães, gerente da Vigilância em Saúde.

O esgoto segue para a praia. Crédito: Ana Clara Marinho

A medida foi aprovada por quem recebeu a informação. “Eu acho importante, se é necessária que seja feita”, disse Lourival Lourenço, turista paraibano. “Eu acho que se for bom para todo mundo, deve ser feito”, afirmou José do Nascimento Silva, comerciante local. “Não é de hoje que este problema acontece. Estamos perdendo clientes que não suportam o mau cheio, o prejuízo é grande, espero que agora o problema seja resolvido”, disse Ney Martins, dono do Bar do Cachorro. “Esse é um problema que existe desde que a Compesa chegou a Fernando de Noronha, temos que apoiar a interdição”, falou Galdino Alves, conhecido como Manoel Cachorrão, morador da praia.

Técnicos da administração da ilha isolaram a área. Crédito: Ana Clara Marinho

Uma equipe do Instituto Chico Mendes - ICMBIO, responsável pela Área de Proteção Ambiental-APA (região que abrange a Praia do Cachorro), também esteve no local. Os analistas ambientais tinham por objetivo interditar a praia, mas como a ação já havia sido feita pelo Governo do Estado, os fiscais federais fizeram a vistoria  e orientaram que as pessoas que se encaminhem para a Praia do Meio (que é ao lado do Cachorro), também sejam informadas do problema. A Administração da Ilha vai manter profissionais no Cachorro esclarecendo os motivos da interdição.

A equipe permanecerá no local fiscalizando. Crédito: Ana Clara Marinho

O analista ambiental do Chico Mendes, Eduardo Macedo, revelou que a Compesa é reincidente no crime ambiental na mesma praia. Por conta disso, e da falta de Licença Ambiental para operação, a companhia foi multada pelo ICMBIO. “Estamos lavrando dois autos e a multa deve chegar aos 600 mil reais”, afirmou Eduardo Marcelo.

A água está visivelmente poluída. Crédito: Ana Clara Marinho

O gerente da Compesa, Djair Pinto, acompanhou o final da vistoria do Instituto Chico Mendes. Ele informou que os técnicos responsáveis para manutenção da Estação Tratamento do Sítio Histórico chegam à ilha nesta quarta-feira (25). “Logo que os técnicos chegarem iniciaremos o trabalho,  eu acredito que até a quinta (26) teremos concluído a manutenção”, previu Djair Pinto.


Fonte: Globo.com/Viver Noronha

terça-feira, 21 de maio de 2013

CONSELHO DO MEIO AMBIENTE APROVA 4 TRILHAS NO PARQUE ECOLÓGICO VOTURUÁ

3/8/2009
CONSELHO DO MEIO AMBIENTE APROVA 4 TRILHAS NO PARQUE ECOLÓGICO VOTURUÁ
Turistas poderão conhecer a vegetação e fauna do parque encravado entre duas cidades populosas

 
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) de São Vicente aprovou quatro trilhas que somam mais de 3 mil metros de extensão destinadas a promover o turismo ecológico no Parque Ecológico Voturuá, que abrange os populares morros do Voturuá e Itararé, uma área de 850 mil metros quadrados, preservada a partir do Artigo 275 da Lei Orgânica do Município.

O prefeito Tercio Garcia lembrou que o parque está encravado entre Santos e São Vicente, cidades que abrigam quase 800 mil habitantes. “É um patrimônio único, um pulmão da Baixada, que precisa ser conhecido por meio do turismo ecológico de forma sustentável”, comemorou.

Agora, o secretário de Turismo de São Vicente, Brito Coelho, que propôs a atividade, promoverá pequenas obras de infraestrutura de forma a garantir a segurança aos visitantes. “São 36 intervenções, aprovadas pelo Comdema, previstas para garantir acessibilidade e informação aos turistas. Todas de baixo impacto e sem promover qualquer supressão de vegetação”, afirmou Brito Coelho, lembrando que as pontes, escadas e placas, por exemplo, serão feitas com madeira apreendida pelo Ibama: “Estamos solicitando ao Ibama 50 m³ de madeira, produto de apreensões, para começar as obras”, explicou.

O secretário de Meio Ambiente de São Vicente, Alfredo Moura, parabenizou o Comdema pela decisão: “É mais um passo para preservar a natureza em São Vicente e ainda incentivar o turismo, uma atividade que gera renda e desenvolvimento sustentável”.

As trilhas da Pedreira, do Pico do Urubu, do Bicho Preguiça e do Voo Livre foram demarcadas com GPS em uma ação que reuniu biólogos, turismólogos e especialistas em ecoturismo. O objetivo é, com visitas monitoradas, permitir que a população conheça e assim ajude a preservar a área com mais de 30 espécies de vegetais e 70 de animais, incluindo aves, pequenos mamíferos, répteis e insetos.

Pessoas com idade avançada e até crianças poderão caminhar pelas trilhas, sempre guiados por com condutor tecnicamente capacitado. Degraus, corrimões, guarda-corpos, passarelas e agarras permitirão tranquilidade aos turistas. O controle dos acessos será feito pela Prefeitura, através do Portal do Parque Ecológico Voturuá e da base inferior do Teleférico. Um projeto de sinalização foi elaborado para orientar os visitantes.

Um estudo da fauna constatou lagartos, cobras, gambás, esquilos, morcegos, bicho-preguiça, tamanduá mirim (solto no local) preás, cotia, sagui-do-tufo-branco e mico-leão-de-cara dourada (introduzidos). Também foi comprovada a existência de aves como socozinho, gavião-carijó, carcará, corujas, papagaios, periquitos, tucanos, pica-pau, jacuguaçu, entre outras.

A Trilha da Pedreira tem 900 metros de extensão e capacidade de receber 30 pessoas por período. É considerada de nível médio de dificuldade. Leva ao alto da Pedreira, onde encontra a Trilha do Pico do Urubu. Terá 11 intervenções de baixo impacto. Outra proposta é recuperar antigo imóvel da pedreira para a criação de um posto de observação de pássaros.

A Trilha do Pico do Urubu, de 360 metros, comporta 30 pessoas por período e terá apenas duas intervenções. A do Bicho Preguiça tem 1.200 metros, carga para 30 pessoas e receberá oito intervenções e a do Voo Livre, com 600 metros, tem condições de receber 20 visitantes por período e necessita de 15 obras como degraus, barreira de contenção, corrimão de segurança, entre outras. As obras terão apoio dos recrutas do 2º Batalhão de Infantaria Leve. Os estudos ficaram a cargo dos biólogos Renata Antunes da Cruz e Eduardo de Castro, do turismólogo Renato Marchesini e do mestre em Ciências Biológicas,
Márcio Motta.
fonte - http://www.saovicente.sp.gov.br/noticias/visualizarnoticia.asp?ID=970

sábado, 9 de fevereiro de 2013


Guarujá conta com mais uma 

atração radical na "Rotas do Dragão"

14/10/2011
Circuito de Ecoturismo e Aventura na Trilha do Conde faz parte das Rotas do Dragão, lançada recentemente pela 
Prefeitura


Munícipes e turistas que adoram o contato com a natureza, esportes radicais e trilhas, podem comemorar, pois Guarujá conta agora com o 1º Circuito de Ecoturismo e Aventura na Trilha do Conde. O local está com novas atrações desde o último dia 7. Entre elas estão a trilha com caminhada nas alturas (10 metros de altura em meio às árvores) e slack-line (corda bamba de 25 metros sobre a piscina). 

As belas paisagens da Mata Atlântica podem ser vistas e registradas em caminhadas. Uma delas é a trilha ecológica interpretativa, onde há quedas d'água, duchas naturais, sítio arqueológico do século XVI, além da variedade de fauna e flora, que só a mata brasileira tem. As outras atividades são: rapel, trilha com arvorismo, escalada e passeio de escuna. Os visitantes também podem conhecer o observatório de aves e contemplar o viveiro de carpas.


ecoturismo
Circuito conta com  trilha ecológica interpretativa, onde há quedas d'água, duchas naturais,
sítio arqueológico do século XVI e rapel, escalada e passeio de escuna


A entrada ao Circuito custa R$ 2,50 (crianças de até 8 anos não pagam) e as atividades também são cobradas. Os preços dos exercícios, por pessoa, são: R$ 10 (tirolesa, rappel ou trilha com arvorismo), R$ 5 (slack-line ou escalada), R$ 25 (passeio de escuna no Canal de Bertioga). O pacote completo custa R$ 42,50 (não está incluso passeio de escuna).

Todas as atividades são acompanhadas por monitores do local. É importante levar roupas leves, de banho, binóculos e máquina fotográfica para registrar os passeios. 

O 1º Circuito de Ecoturismo e Aventura na Trilha do Conde está localizado na Estrada Guarujá/Bertioga, km 14,5, próximo ao Restaurante Dalmo. Funciona de terça a domingo, das 9 às 17 horas.

A iniciativa do Circuito é do Instituto Litoral Verde, que faz parte das Rotas do Dragão, lançada recentemente pela Secretaria Municipal de Turismo.

O Instituto oferece transporte ao Parque por R$ 25. O veículo sai do Centro da Cidade e deixa o munícipe no mesmo local. Outras informações pelos telefones: 3305 1512/ 1752.

fonte: http://www.guaruja.sp.gov.br/guaruja-conta-com-mais-uma-atracao-radical-na-rotas-do-dragao

Obs: após contato com administradores do local, constatamos que há algumas modificações nos preços (taxas ambientais) cobrados, pois o circuito não tem subvenção da PMG e a matéria acima, publicada no site da PMG é de 2011.

Quem estiver interessado poderá entrar em contato, visitando o site previamente, ou nos contatar para baratear o transporte (logística) para menos de 10 pessoas. Mais informações, enviar e-mail para jagjornalista@gmail.com